/ Notícias / Curso de Odontologia da UCPel realiza escovação supervisionada em escola municipal
30.09.2019 | 18:17 | #odontologia

O curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizou atividade educativa na Escola Municipal de Educação Infantil Nestor Rodrigues. O cuidado com a saúde bucal foi enfatizado por professores e acadêmicos do curso, que promoveram uma escovação supervisionada. A ação integra as atividades da disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva 3.

Com o auxílio de um fantoche com dentadura, os discentes demonstraram a forma correta de limpeza dos dentes. Após, as crianças reproduziram os movimentos sob supervisão. Com isso, os promotores da ação esperam contribuir para a autonomia dos pequenos, facilitando a vida dos professores, da família e, principalmente, das próprias crianças.

Realizada em todos os semestres, a ação contempla escolas que mantenham algum vínculo com as Unidades Básicas de Saúde administradas pela UCPel. Os ensinamentos são sempre transmitidos de forma lúdica, divertida e descontraída. Conforme afirma a professora Luísa Oliveira, a atividade gera benefícios também para os acadêmicos.  “Eles conseguem lidar com a ansiedade, treinar a prática e receber um retorno muito positivo das crianças”, destaca.

A regularidade das visitas varia de acordo com a necessidade identificada pela administração da escola, que solicita a atividade. Para a diretora da instituição, Andréa Weirich, o trabalho motiva as crianças, tornando o momento gratificante. “As atividades prendem a atenção delas, que ficam animadas para cuidar dos dentes”, afirma

A escovação supervisionada é um indicador do Ministério da Saúde e está preconizada na Política Nacional de Saúde Bucal. Dessa forma, todos os dentistas da Atenção Básica devem desenvolver essas atividades no seu processo de trabalho.

Confira mais detalhes no vídeo:

Redação: Kerolin Lulhier