/ Notícias / Coordenadora do PPGPSDH/UCPel apresenta trabalhos no 15º Seminário Internacional PROCOAS
Coordenadora do PPGPSDH/UCPel apresenta trabalhos no 15º Seminário Internacional PROCOAS
Coordenadora do PPGPSDH/UCPel apresenta trabalhos no 15º Seminário Internacional PROCOAS

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), Aline Mendonça, representou a Instituição com três trabalhos no 15º Seminário Internacional Procoas, na Universidade de Playa Ancha, no Chile. O evento ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de outubro e teve como tema central a “Diversidade econômica como alternativa política para territórios da América Latina”. 

Na oportunidade, a coordenadora do PPGPSDH apresentou três trabalhos durante o evento. O primeiro deles, denominado “Desmonte do Estado e os desafios da emancipação: reflexões a partir da economia solidária e dos direitos da população em situação de rua” se propõe a refletir a respeito dos limites e possibilidades da democracia, estudando dois conjuntos de sujeitos considerados à margem das políticas públicas na vigência da gestão governamental: a economia solidária e a população em situação de rua.

Em um segundo momento, Aline dissertou sobre os limites e desafios do consumo agroecológico através da experiência da Rede Bem da Terra, que trabalha com empreendimentos econômicos solidários da cidade de Pelotas. O trabalho denominado “Limites e desafios do consumo agroecológico: a Rede Bem da Terra e suas estratégias de produção solidária”, busca desvendar o porquê da alimentação saudável estar restrita a uma pequena parcela da população.

Por último, no trabalho chamado “As outras economias e seu movimento político no Brasil: novas configurações do protagonismo popular a partir do ano 2016”, a representante da UCPel explanou acerca do interesse em estudar o protagonismo popular do movimento político que representa o universo de economias no Brasil, a partir da movimentação da economia solidária no país. 

 

15º Seminário Internacional Procoas

O evento é referência para a produção do conhecimento em economia solidária e cooperativismo na América Latina. Em sua 15º edição, reuniu representantes de Universidades dos países do Mercosul para discutir sobre economia solidária em mesas de trabalho e em atividades como minicursos. 

 

Redação: Kerolin Lulhier

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?