/ Notícias / Convite à reflexão - Advento: “Renove a Alegria de Viver!”
Convite à reflexão - Advento: “Renove a Alegria de Viver!”
09.12.2019 | 17:20 | #capelania-e-identidade-crista
Convite à reflexão - Advento: “Renove a Alegria de Viver!”

Grita uma voz: “preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada do nosso Deus” (Is 40,3).

Todos os anos, a Igreja Católica no mundo inteiro se prepara para o Natal de Nosso Senhor através do tempo de Advento. Mas afinal o que significa esse tempo?

O Advento é um período de quatro semanas em que o povo de Deus é convidado a preparar-se para comemorar o nascimento de Jesus Cristo. Nos dois primeiros domingos desse tempo, as leituras bíblicas nos fazem refletir sobre a segunda vinda de Cristo no fim dos tempos, quando Ele virá para julgar o Mundo. Os dois últimos domingos nos preparam para refletirmos sobre a encarnação e o nascimento do Verbo de Deus, Jesus Cristo feito homem.

Em nossa Igreja é comum que vejamos aparecer nesse período um símbolo característico desse tempo litúrgico, a coroa do Advento. Esse símbolo é composto geralmente por uma coroa de ramos verdes e por quatro velas que simbolizam as quatro semanas de preparação, sendo três dessas na cor roxa (cor de penitência) e uma na cor rosa (cor da alegria pela chegada de Jesus). No entanto essas cores podem variar conforme o costume de cada lugar.

No Rio Grande do Sul, o Regional da CNBB (Sul 3)  propõem quatro  encontros para grupos de reflexão com o tema “Renove a Alegria de Viver”. Esse tema chama nossa atenção para olharmos o Natal como um momento de renovação da vida, pois na vinda do Filho de Deus ao mundo somos chamados a perceber a preciosidade e beleza desse dom gratuito dado à humanidade, e descobrirmos a vontade de Deus para que n'Ele todos tenham vida, e vida em plenitude.

Nós, da Capelania Universitária da UCPel, queremos convidar você a unir-se a nós nesse tempo de Advento em preparação ao Natal, nos dias 04, 09, 11 e 16 de dezembro às 18h30 na Capelania de nossa Universidade, para reflexão e oração, inspirados na proposta do Regional da CNBB.

“Cada um de nós é convidado, com humildade, a pedir a Deus a graça de preparar-se para celebrar o Natal, ‘com a coragem da fé’. Mas não queremos fazê-lo sozinhos, lembrados que o Natal é uma festa do encontro do céu com a terra, do divino com o humano, de Deus conosco. É uma festa marcada pela fragilidade da vida e pela força do amor e da família que acolhe e protege a vida”.

(Dom José Gislon, presidente do Regional Sul 3 da CNBB).