/ Notícias / Conheça os Professores Titulares - Eduardo Costa
Conheça os Professores Titulares - Eduardo Costa
Conheça os Professores Titulares - Eduardo Costa
Sete professores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) subiram ao mais alto posto da carreira docente na instituição. Seguindo uma possibilidade criada no novo Plano de Carreira da categoria - aprovado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro) -, o grupo precisou cumprir uma série de requisitos que estão relacionados à sua história de vida, produção científica e contribuição para a academia. Todos eles são unânimes: a ascensão a professor titular representa um reconhecimento a todo o seu trabalho.

Para participar das bancas de progressão, é necessário cumprir os requisitos de exercício de pelo menos dois anos na UCPel, classe de Professor Adjunto IV;  Avaliação de Desempenho Docente igual ou superior a 1.340 pontos; título de doutor e a existência de vagas. 

Conheça, abaixo, um pouco mais sobre Eduardo Costa.

Eduardo Antonio César da Costa 
Recentemente aprovado em banca de progressão para professor titular, Eduardo Costa está na UCPel desde fevereiro de 1995. A vida acadêmica iniciou ao entrar na Universidade de Pernambuco, em Recife, no curso em Engenharia Elétrica, ênfase em Eletrônica. Da graduação, um dos momentos mais marcantes foi o Prêmio Fundação de Ensino Superior de Pernambuco como laureado da turma Jubileu de Diamante. 

Já o mestrado em Engenharia Elétrica foi cursado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Campina Grande, ano de 1991. Logo em seguida, Eduardo iniciou a vida de docente na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), local onde lecionou até o primeiro semestre de 1994. Posteriormente, assumiu como professor adjunto da Universidade do Tocantins, permanecendo no cargo durante o segundo semestre de 1994. 

Foi durante o doutorado, em Computação, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que iniciou a cooperação com o Instituto de Engenharia de Sistemas de Computadores (INESC – ID/ Lisboa, Portugal) na realização de um doutorado-sanduíche. A parceria também prosseguiu durante o pós-doutorado e ainda rende cooperação em diversos projetos internacionais. “O forte vínculo que tenho com o grupo de Lisboa possibilitou grande número de publicações”, comenta o docente que é bolsista de produtividade do CNPq. 

Um dos principais pontos na sua trajetória destacados pelo professor é a parceria com diversas instituições de ensino como UFRGS, UFSM, Unipampa e UFPel. Outro ponto destacado por Eduardo foi a apoio da UCPel para a realização do seu doutorado e pós-doutorado. “A UCPel sempre investiu no meu trabalho e em diversas pesquisas, financiando também minha participação em eventos internacionais”, diz. 

Para o professor, a participação na banca de progressão mostra o apoio e o incentivo que a UCPel concede para seus pesquisadores. “Essa também é uma ferramenta para incentivar outros pesquisadores da UCPel a se candidatarem”, avalia. De acordo com ele, a progressão para professor titular mostra a consolidação da sua carreira. “Sinto-me gratificado e ainda mais motivado para dar o melhor para a UCPel”, diz. A aprovação do novo mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação - do qual é coordenador - fechou com chave de ouro o ano de 2014.    
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?