/ Notícias / Cesto básico apresenta aumento de 0,38% em Pelotas
Cesto básico apresenta aumento de 0,38% em Pelotas
04.04.2019 | 11:49 | #edr
Cesto básico apresenta aumento de 0,38% em Pelotas
Pesquisa realizada pelo Escritório de Desenvolvimento Regional da Universidade Católica de Pelotas (EDR/UCPel) apontou aumento de 0,38% no cesto básico. Comercializado por R$ 842,33 em março, em abril sofreu acréscimo de R$ 3,28, passando a R$ 845,61. A diferença do custo dos produtos que compõem a cesta entre os mercados foi de R$ 41,55.

Dos 51 produtos pesquisados, 38 apresentaram variação positiva. Destaque para a cebola (37%), tomate (20%), queijo (14%). Dos produtos que tiveram redução em seus preços, os mais relevantes foram alface (-18%), carne de frango (-17%), presunto (-17%).

Pesquisada no dia 2 de abril, as despesas do cesto correspondem a uma família de três pessoas, com renda média de um a 21 salários mínimos. A metodologia utilizada para o cálculo foi criada pelo Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IEPE/UFRGS), baseada na Pesquisa Orçamentária Familiar (POF) realizada em 2002/2003 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa do custo do cesto básico em Pelotas é coordenada pelo EDR da UCPel. Os economistas Tiago Nunes e Ezequiel Megiato compõem a equipe.