/ Notícias / CAPS Escola da UCPel assegura ressocialização de usuários
CAPS Escola da UCPel assegura ressocialização de usuários

Em 2018, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps Escola) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizou 11 mil atendimentos. O espaço é responsável por promover a reabilitação psicossocial conforme a singularidade de cada indivíduo. Através de oficinas literárias e artísticas, o Centro propicia o resgate da capacidade de socialização.

De acordo com o psicólogo do Caps, Gustavo Cavada, o principal objetivo do atendimento é o cuidado em liberdade. Além disso, o Centro atua na conscientização dos familiares e preza pelo tratamento do indivíduo enquanto sujeito. “Esse usuário tem o direito de estar em convívio com a sociedade e também de receber apoio para que a reinserção seja efetiva”, avalia.

O processo de acolhimento varia de acordo com cada indivíduo, de forma em que sejam respeitas necessidades e urgências. “Em um primeiro momento, é necessário entender o conceito social em que a pessoa está inserida”, afirma Cavada.

Veja a reportagem no vídeo:

O Caps Escola é resultado de convênio realizado entre UCPel e Prefeitura de Pelotas. Oferece aos acadêmicos dos cursos de Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Design de Moda diversos campos de estágios.

Para acessar o serviço do Caps, não é necessário participar de qualquer tipo de triagem, pois o espaço funciona no modelo de portas abertas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 53 3229-2923.

Redação: Victoria Priotto