/ Notícias / Arquitetura e Urbanismo da UCPel requalifica Praça da Alfândega
Arquitetura e Urbanismo da UCPel requalifica Praça da Alfândega
18.06.2019 | 14:48 | #arquitetura-e-urbanismo
Arquitetura e Urbanismo da UCPel requalifica Praça da Alfândega

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) desenvolvem projeto voltado à requalificação da Praça Domingos Rodrigues, mais conhecida como Praça da Alfândega, localizada na zona portuária de Pelotas. O estudo é realizado através do Programa de Extensão Sustentabilidade no Habitat Social e prevê intervenções voltadas à acessibilidade, mobilidade urbana e mudanças na iluminação pública.

Diferentes atrativos de lazer como quadras poliesportivas, parque infantil, cancha de bocha, bancos e lixeiras também englobarão as modificações. De acordo com a professora da UCPel, Fernanda Tomiello, o planejamento é baseado no conceito de segurança cidadã. “Quanto mais pessoas utilizarem o espaço público, mais seguro ele se tornará. A comunidade como um todo será beneficiada”, avalia.

Após entrevistas realizadas na comunidade, o planejamento foi pensado pelos acadêmicos de maneira unificada, de modo que as duas quadras que antecedem a praça também sejam contempladas. Segundo Marcelo Louzada, morador da região há 40 anos, a requalificação do local será fundamental para o desenvolvimento comercial da zona portuária. “Sempre quis abrir um comércio no entorno da praça, mas nunca fiz por causa da falta de estrutura e insegurança. A requalificação poderá me encorajar”, afirma.

Idealizado em parceria com o Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (CEng/UFPel), o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas, Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental, Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP) e demais órgãos competentes.

Aberto a parcerias com empresas públicas e privadas, a iniciativa será executada em etapas visto que não dispõe de recursos financeiros próprios.

Confira no vídeo mais informações:

Redação: Victoria Priotto