/ Notícias / Alunos de Engenharia da Computação desenvolvem trabalho com a plataforma arduíno
10.07.2014 | 19:21 | #engenharia-de-computacao
Os alunos da disciplina de Física I do curso de Engenharia da Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) apresentaram, na segunda-feira (30), trabalhos desenvolvidos com a plataforma arduíno. Trata-se de um sistema que consiste em um hardware e um software de código aberto, com o qual os alunos são estimulados a resolver um problema prático. Neste caso, a proposta era determinar as características cinemáticas (posição e velocidade, por exemplo) de um móvel em movimento unidimensional.

De acordo com o professor da disciplina, Marco Lessa, cada grupo recebeu um kit arduíno, composto de itens como sensores, carrinhos e trilhos de alumínio. A partir daí, foi pedido que os estudantes informatizassem a coleta e tratamento de dados (desenvolvimento do software e parte do hardware) correspondente ao estudo do Movimento Retilíneo Uniforme. "Nesse estudo, um móvel (carrinho) desloca-se em uma trajetória retilínea, percorrendo certa distância”, explicou Lessa. “Assim, faz-se necessário determinar a posição do carro e o instante que correspondem a essa posição. Adicionamos a este experimento a determinação da posição de encontro quando dois móveis se deslocam em sentidos opostos, mostrando, também, os gráficos da posição em função do tempo. Um dos grupos inovou fazendo uma pista continua, mas mantendo a coleta e tratamento dos dados. O importante é que os participantes tenham uma ideia das aplicações práticas dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e, também, vejam a necessidade de procurarem ampliar seus conhecimentos fora do restrito horário de aula, mantendo-se, assim, sempre atuantes na resolução de problemas práticos do cotidiano”, frisou o professor.