/ Notícias / Acadêmicos da Engenharia de Computação disputam a Maratona de Programação
Acadêmicos da Engenharia de Computação disputam a Maratona de Programação
18.09.2017 | 16:13 | #engenharia-de-computacao
Acadêmicos da Engenharia de Computação disputam a Maratona de Programação
Acadêmicos do curso de Engenharia de Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participaram da 22ª Maratona de Programação – competição organizada pela Sociedade Brasileira de Computação. A atividade reuniu estudantes do ensino superior e da pós-graduação ligados à área de computação. Uma das sedes da competição nacional foi a Faculdade Senac Pelotas (além de outras espalhadas pelo país) e na fase regional os participantes disputaram contra competidores das cidades de Pelotas e Rio Grande.

(Clique na foto para ver outras imagens)

De acordo com o docente da UCPel, Marcos Echevarria, responsável por acompanhar os alunos, o objetivo do evento foi estimular e aprimorar as técnicas de programação dos participantes. “Nas aulas de algoritmos tentamos resolver alguns problemas das maratonas passadas para aos poucos entender quais podem ser as melhores soluções. Além disso, propomos diversos exercícios para os alunos realizarem em casa”, comenta.

Na avaliação do docente, a competição ajuda a promover a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. “A cada ano temos observado que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona”, informa.

Os selecionados que participaram da competição foram distribuídos em três times. O primeiro foi composto por Lucas Penning, Kaller Gonçalves e Wellington Porto. O segundo, por Bruno Soares, Gianluca de Campos e Marcelo Barroso. Gérard Ferreira, Sara Ritta e Peterson Barbosa integraram o a terceira equipe.

Sobre a Maratona de Programação

A Maratona de Programação é a regional brasileira do concurso de programação da International Collegiate Programming Contest (ACM). Os times são compostos por três estudantes, que deverão resolver durante cinco horas o maior número de problemas entregues no início da competição. O grupo que tiver o maior índice de acertos é considerado o vencedor. A atividade ocorreu no dia nove de setembro.

Redator: Alisson Lopes