/ Notícias / Acadêmicos apresentam planos de negócios na disciplina de Educação Empreendedora
Alunos do primeiro e do sétimo semestre do curso de Administração e do primeiro semestre dos cursos tecnólogos em Gestão Comercial, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) apresentaram, na noite de sexta-feira (10), o trabalho final da disciplina de Educação Empreendedora. A atividade é resultado da adesão da UCPel ao Programa Nacional Educação Empreendedora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Diversos profissionais gabaritados na área do empreendedorismo participaram da banca de avaliação.

De acordo com o professor Samuel Ongaratto, os acadêmicos montaram o projeto de viabilidade de uma empresa. Critérios, como espaço no mercado e inovação, foram levados em consideração pelos jurados que, tiveram a oportunidade de avaliar os grupos por escrito e, também, comentar verbalmente a impressão que tiveram de cada trabalho.

Um dos jurados convidados, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas, Fernando Estima, disse acreditar que a aposta da Universidade na Educação Empreendedora proporciona frutos positivos para a geração de emprego e renda. A Católica foi a primeira instituição no estado a aderir ao Programa do SEBRAE. “Mentes jovens enxergam o que o mercado convencional não está enxergando, gerando expansão econômica e ações sociais e sustentáveis”, exemplificou. A coordenadora estadual de Projetos de Educação Empreendedora do SEBRAE/RS, Lubianca Motta, comentou, ainda, que a proposta da entidade incentiva os jovens a desenvolverem possibilidades de carreira não só quando adentram o mundo da Educação Superior, mas desde o Ensino Fundamental. “Isso permite que eles percebam que experimentar e investir em empreendedorismo é possível e percam a perspectiva de que esse é um ramo arriscado”, pontuou.

O primeiro dos projetos apresentados foi a proposta de criação de uma produtora de fotografia e vídeo no município de Camaquã, que, segundo os estudantes, ainda não possui empreendimento na área. De acordo com a proposta desenvolvida, a Wooder Fotografia e Vídeo possibilitaria, portanto, que os cerca de 70 mil habitantes da cidade tivessem a oportunidade de eternizar os momentos mais significativos de suas vidas – como cerimônias de casamentos, formaturas e aniversários – com qualidade, sem precisar recorrer aos serviços de empresas de Pelotas ou Porto Alegre, por exemplo.

Além de Estima e Lubianca, integraram a banca avaliadora a gerente regional Sul do SEBRAE, Rosâni Ribeiro; a diretora de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF-Sul), Érica Martins; o coordenador do Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento do Empreendedorismo do IF-Sul, professor Diego Pereira; o coordenador de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), professor Mário Canever; e o consultor do SEBRAE de Porto Alegre, Ricardo Fernandes.

A apresentação dos trabalhos ocorreu nas salas 333 C e 335 C do Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373).

Saiba mais
O Programa Nacional Educação Empreendedora do SEBRAE tem como objetivo implantar e promover a temática do empreendedorismo nas instituições de ensino, por meio da oferta desse conteúdo nas grades curriculares. A perspectiva é de que, em breve, a disciplina esteja no currículo de todos os cursos da UCPel, como Medicina, Fisioterapia e Direito.