/ Notícias / Acadêmico da UCPel finaliza estágio-visita em Brasília
Acadêmico da UCPel finaliza estágio-visita em Brasília
11.07.2019 | 09:53 | #direito
Acadêmico da UCPel finaliza estágio-visita em Brasília

Depois de uma semana imerso na rotina da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), o acadêmico de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Iury Benites, considera o respeito à pluralidade de ideias como o maior aprendizado. A experiência, oportunizada através de um estágio-visita, ocorreu de 1º a 5 de julho e contou com o apoio do deputado federal Daniel Trzeciak.

Palestras, visitas institucionais e debates foram algumas das atividades oportunizadas ao acadêmico. Por meio da convivência com os parlamentares, Iury pode conhecer mais da estrutura do legislativo e da atuação dos assessores e conselheiros da Câmara. “Saí de lá com uma visão completamente diferente de quando entrei”, relata.

A expectativa inicial, de acompanhar as discussões sobre a reforma da previdência, foi atendida. De acordo com ele, o tema ainda foi pauta do trabalho proposto pelo estágio-visita. Juntamente com acadêmicos de outros lugares do país, o representante da UCPel participou de uma pesquisa sobre como os demais poderes se articularam com o legislativo para debater o tema.

Segundo Iury, além da troca de conhecimentos, o convívio com estudantes de diversos contextos sociais contribuiu para o desenvolvimento de uma visão mais empática do outro. “Aprendi bastante sobre como dialogar com pessoas que têm opiniões completamente diferentes das minhas e sobre como atingir um meio termo”, destacou.

A participação de Benites na atividade foi possível através da indicação do deputado federal, Daniel Trzeciak. Durante a semana, os dois se reuniram diversas vezes a fim de esclarecer dúvidas sobre o trabalho desenvolvido no estágio-visita. Para o congressista, oportunizar essa experiência a um aluno da Católica teve um significado especial. “Além de ser pelotense, me formei duas vezes na UCPel, nos cursos de Jornalismo e Direito”, completou.

Redação: Manuelle Motta