/ Notícias / 2018 marca investimentos e melhorias para o Ciemsul/UCPel
2018 marca investimentos e melhorias para o Ciemsul/UCPel
17.12.2018 | 15:49 | #ciemsul
2018 marca investimentos e melhorias para o Ciemsul/UCPel
2018 marcou mudanças para o Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas (Ciemsul/UCPel). Aumento do número de incubadas, nova sede, novo formato de trabalho e plano de capacitações são algumas das melhorias apontadas pelo gestor do Centro, Leandro Félix.

Desde agosto, o Ciemsul conta com sede no Pelotas Parque Tecnológico. O espaço, desenvolvido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel, privilegia o modelo de trabalho coworking – tendência em incubadoras do mundo todo. “Estar em um ambiente tão diferenciado dentro do principal ecossistema de inovação da região possibilitou que participássemos mais ativamente das ações e eventos do Pelotas Parque Tecnológico”, afirma o gestor.

Além disso, a nova sede aproxima a incubadora da UCPel de atores que promovem o desenvolvimento da região Sul. Nesse sentido, as empresas incubadas puderam participar de capacitações em diversas áreas, como marketing, finanças, recursos humanos e empreendedorismo. O resultado dos investimentos, segundo Félix, foi o aumento do número de startups: de três, no início do ano, para 16.

Outra parceria firmada no segundo semestre do ano, com o curso de Direito da UCPel, possibilita suporte jurídico às empresas incubadas. Professores e alunos realizaram palestras e workshops para entender a necessidade de cada empreendimento. “A partir dos encontros foram montados grupos de apoio e em 2019 essa dinâmica estará inserida nos grupos de estudo e ligas da graduação”, explica Félix.

Para 2019, o gestor pretende ampliar o trabalho desenvolvido e implementar uma rede de mentores para os incubados através de parcerias com empresas de toda a região. Os 16 empreendimentos que dispõe do aporte do Ciemsul, atualmente, estão em fase de pré-incubação – período de seis meses destinado à validação do negócio. As incubações têm duração de 18 meses que podem ser estendidos para 24. Novos projetos são selecionados com a abertura de editais semestrais.

Redação: Piero Vicenzi