Bem-vindo ao Núcleo de Apoio ao Estudante

O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) é formado por uma equipe multiprofissional, composta pelas áreas da Educação, Psicologia e Serviço Social. Tal equipe compõe o Conselho de Apoio ao Desenvolvimento em Habilidades Acadêmicas (CoADHAc), regido pela Portaria UCPel nº 048/2023, ancorado nos princípios anunciados no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e nas metas objetivamente delimitadas no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), tendo como foco o fim precípuo de todo o trabalho universitário: a promoção da aprendizagem.

O NAE destina-se a atender os discentes da Universidade vinculados aos cursos de graduação e pós-graduação, realizando ações de acolhimento, escuta, orientação e, quando necessário, encaminhamento, com o intuito de oportunizar o apoio psicológico, apoio pedagógico, o atendimento educacional especializado, o nivelamento acadêmico e o apoio às demandas socioculturais. 

Soma-se a isso, o apoio aos discentes em atividades multiprofissionais, com o Programa Universidade Para Todos (PROUNI), o Momentos com NAE, acolhida dos alunos ingressantes e agendas desenvolvidas junto a Capelania. Nesse sentido, o NAE propõe ações de apoio ao estudante desde a sua inserção na Universidade até o ingresso no mundo do trabalho.

Ações

Ações Pedagógicas

Promoção de atividades que visam o desenvolvimento das habilidades acadêmicas, auxiliando os estudantes no processo de ensino e aprendizagem.

Ações Psicológicas

Atendimento psicológico breve/focal voltado ao estudante com dificuldades emocionais, oportunizando o apoio, a escuta atenta e o acolhimento, facilitando, assim, o processo de adaptação e melhorando o aproveitamento acadêmico.

Ações Sociais

O atendimento social contribui para a permanência do estudante por meio da identificação
de fatores sociais, culturais, familiares e econômicos que possam interferir no desempenho
acadêmico. Também acolhe e presta orientações e encaminhamentos para a rede de serviços do município.

Ações Multiprofissionais

Correspondem a promoção de ações de prevenção, acolhimento e pertencimento aos estudantes, através de temas que chegam ao NAE pelas demandas dos atendimentos.

BLOG

Contato

E-mail: nae.estudante@ucpel.edu.br

Telefone/whatsapp: (53) 2128-8202

Endereço: Pelotas/RS, Rua Gonçalves Chaves nº 373 – Jardim da Reitoria

Horário de atendimento
Segunda, quarta e quinta: 8h às 18h
Terça e sexta: 8h às 22h