CENTRO DA CRIANÇA
SÃO LUIZ GONZAGA

/ Centro da criança

Com um espaço acolhedor e incentivador, o Centro da Criança propõe um currículo embasado na Teoria das Inteligências Múltiplas, em que projetos ou sequências de atividades promovem um trabalho interdisciplinar e de interação.

O Centro da Criança São Luiz Gonzaga presta atendimento educacional para crianças de zero a três anos e 11 meses. Através do espaço de aprendizagem, todas as atividades desenvolvidas buscam estimular a criatividade, autonomia e interação social dos alunos.

O trabalho realizado na instituição é embasado em três conceitos: o filosófico, comprometido com a realidade sociopolítico-cultural, na qual o sujeito participa de forma crítica e criativa; o epistemológico, em que o sujeito é visto como um todo, numa complexa interação sensorial. O processo educativo reconhece ainda como indissociável as áreas: afetiva, cognitiva e psicomotora; e o metodológico, está alicerçado na concepção sociointeracionista.

A proposta pedagógica está alicerçada nas interações sociais, no vínculo afetivo e na construção do conhecimento por meio do protagonismo infantil. Em um ambiente pensado para atender as necessidades de cada faixa etária, oportunizando neste contexto o aprendizado por meio de vivências significativas para a criança.

Nossa história

Nossa História

Nossa história

O Centro da Criança São Luiz Gonzaga
foi idealizado e instituído por integrantes
do Movimento de Cursilho de Cristandade
de Pelotas para atender menores de rua.

O atendimento à comunidade iniciou em 05 de setembro de 1979, sob direção executiva da presidente Helena Assumpção. Devido a reformulação dos serviços oferecidos, em 1981 ocorreu a inauguração de novas dependências destinadas a crianças carentes em nível de creche assistencial.

A instituição, logo em seguida, vinculou-se ao departamento da Sociedade Assistencial Nossa Senhora Aparecida (SANSA). Em março de 1982, a Associação Pelotense de Assistência e Cultura (APAC) firma convênio, assumindo a gestão do Centro da Criança. Ainda no mesmo ano, constitui-se uma equipe para atendimento com profissionais das áreas de psicologia, medicina, odontologia, nutrição e assistência social, estagiários bolsistas, acadêmicos da UCPel e da Secretaria Municipal de Educação.

Em abril de 1984, pessoas vinculadas ao Movimento do Cursilho da Cristandade e da Sociedade Pelotense retomam o apoio financeiro fornecido à instituição. O Centro da Criança teve novamente seu atendimento reformulado em setembro de 1989, passando a receber alunos de Berçário, Maternal, Jardim de Infância, Pré-Escola e Centro de Recreação.
Desde sua inauguração, o Centro da Criança passou por várias direções

Desde sua inauguração, o Centro da Criança passou por várias direções executivas, profissionais que contribuíram com o trabalho e serviços que eram oferecidos à comunidade. Muitas foram as dificuldades superadas para que a instituição permanecesse de portas abertas e a busca pela sustentabilidade era constante.

Com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a instituição readequou seu atendimento. Em 2001, foi elaborado o primeiro Projeto Político Pedagógico com a participação profissionais e comunidade. Em 2006, o documento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação de Pelotas.

Em janeiro de 2009, o Centro da Criança firma convênio com a Prefeitura Municipal de Pelotas e passa a receber recursos do Governo Federal por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Após convênio com o município, a instituição passa a priorizar o atendimento em nível de Educação Infantil (crianças de 04 meses a 05 anos).

Missão

Formar cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres, atuantes na comunidade, a partir de um ambiente prazeroso, lúdico e participativo, no qual a criança possa construir o conhecimento e desenvolver habilidades, valores éticos, morais, cristãos com a participação da família.

MISSÃO

Visão

Ser uma escola de educação infantil, com atendimento educacional de referência pela qualidade de ensino, na cidade de Pelotas, se mantendo atualizada no que se refere às mudanças sociais e culturais, auxiliando as crianças quanto ao desenvolvimento de potencialidades necessárias, respeitando as subjetividades para sua participação na sociedade.

VISÃO

Valores

Verdade Justiça Amor Respeito Responsabilidade
VALORES

Nossa
Equipe

DIREÇÃO Bianca Neves
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA
Marília Domingues
PSICÓLOGA Bruna Tavares
AUXILIAR
ADMINISTRATIVO
Juliano Santo
PROFESSORES Simone Oliveira
Tuane Machado
Andriele Rusch
Franciele Brisolara
Jéssica Souza
AUXILIARES DE
EDUCAÇÃO/ESTAGIÁRIOS
Alice Souza
Ana Maria Rusch
Gabriela Vetromilla
Jessica Nogues
Luciana Amaral
Pamela Santos
Patrícia Rosa
Rafaele Rangel
Samanta Borba
Taís Afonso
SERVIÇOS GERAIS Nara Dutra
Valeria Almeida
Maria Dias
Laura Ferreira

Fale
Conosco

Entre em contato através do e-mail lardacrianca@ucpel.edu.br ou no telefone (53) 3225.0859. Através deste espaço, também é possível enviar críticas, elogios sugestões ou tirar dúvidas.

EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?